domingo, 26 de dezembro de 2010

Dez momentos importantes da música em 2010

Esta lista foi feita por Rodrigo Carreiro (www.cafecompop.com), que entende muito de música. Ele colocou dez destaques em 2010. Vamos conferir a lista:

10 - Livros musicais - Todo ano são lançados biografias de ídolos da música, mas 2010 o destaque vai para os bem recebidos "Life", de Keith Richards e "50 anos a mil", de Lobão. Petardos sonoros em forma de letras.

9 - Casamento games e música - Se a indústria fonográfica perde espaço na venda de discos, ganha latifúndios no quesito música para games. São diversos formatos, desde as clássicas "original soundtracks", passando pelos Rock Bands da vida, até músicas especiais licenciadas para os jogos. Em 2010 o mercado cresceu vertiginosamente.


8 - Filmes musicais - 2010 foi o ano de grandes lançamentos de filmes com temática musical, a exemplo de "This is It" (lançado em parte do Brasil somente em 2010), Taking Woodstock, The Runaways e O Garoto de Liverpool. Sempre bom ver nossos ídolos musicais bem representados na telona.

7 - John Lennon 70 anos - o gênio da música mundial completaria 70 anos se estivesse vivo, o que fez com que imprensa e fãs vivessem um tipo de revival do cantor, compositor e poeta. Melhor para todos nós.

6 - Bon Jovi Tour - Esse ano não teve U2, AC/DC nem Lady Gaga. Quem mais lucrou e deu sold out em seus shows foi o Bon Jovi que, mesmo com a carreira criativamente estagnada, ainda é capaz de arrebatar multidões

5 - Lady Gaga 1 bilhão - A cantora pop ultrapassou todos os medalhões e novos nomes da música para seguir direto para o posto de primeira artista a conseguir mais de 1 bilhão de views em seus vídeos no Youtube. Uma façanha e tanto para alguém com cerca de 3 anos de carreira.

4 - Brasil e as turnês internacionais - O Brasil fechou 2010 com mais de 500 shows internacionais. Fica impossível listar os destaques, porque, definitivamente, teve banda pra todos os gostos. Sabe qual o melhor disso tudo? Em 2011 o cenário parece que será ainda melhor.

3 - Música On-line - Foi-se o tempo em que ouvir música na internet era só baixar torrent. Em 2010, diversos sites e ferramentas ganharam espaço como formas de ouvir música on-line, sem baixar e com muita rapidez. Destaques para o Grooveshark, Spotify, Soundcloud e o Youtube Disco.

2 - Ano das garotas - Katy Perry lançou alguns hits que tocam no mundo inteiro, Lady Gaga conseguiu seu primeiro bilhão no youtube e ainda quebra outros recordes com facilidade, Rihanna continua lançando músicas pop de qualidade e fazendo boas parcerias (Eminem) que lhe garantem ainda mais sucesso, Paloma Faith bateu o pé na porta e entrou com tudo no mercado com sua voz marcante e pop soul de primeira... Poderia falar de mais algumas mulheres. O ano foi ou não delas?

1 - Show de Paul McCartney - O ídolo de gerações voltou ao Brasil, agora com sua mega turnê "Up and Coming", e fez a alegria de milhares de pessoas. Com repertório afiado e recheado de músicas dos Beatles, Paul não decepcionou um fã sequer.

E pra finalizar, as músicas finais do magnifíco show de Paul no Brasil!!!! Sgt. Peppers e THE END! FELIZ 2011 aí pra galera!!!!!

Nenhum comentário: