quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Top 10 - Melhores Filmes de 2010

10. Zumbilândia: filmes de zumbis estão na moda, mas nenhum supera Zumbilândia. Desde a atuação, passando por atuações e roteiro, tudo funciona neste longa. A curta participação de Bill Murray já se tornou uma das clássicas do cinema.

9. Amor sem Escalas: belo filme que, no fim das contas, fala sobre a solidão. George Clooney bem, como sempre, e Vera Formiga é a revelação do ano na beleza. O livro também é bem bacana.

8. Kick Ass - Quebrando Tudo: um herói sem poderes e uma menina de 12 anos que adora armas formam a dupla menos provável do cinema. Mas, não é isso o que vemos neste longa. Uma fotografia colorida, dá o tom dessa aventura. Nicolas Cage, como o pai da heroína, volta a se destacar (após filmes tenebrosos).

7. Scott Pilgrim contra o Mundo: a grande surpresa do ano. Após assistir ao trailer, pensei comigo: "que merda, não vejo nem de graça". Dei uma chance e me encantei. Edição e história bacaníssimas e Michael Cera... bem, como Michael Cera.

6. O Escritor Fantasma: tensão do primeiro ao último minuto. O grande Roman Polanski inspiradíssimo! A direção de fotografia também é primorosa.

5. A Ilha do Medo: thriller que, assim como O Escritor Fantasma, é tenso do início ao fim. Para variar, mais um sucesso da parceria entre Leonardo diCaprio e Scorsese.

4. Sede de Sangue: finalmente um filme de vampiros de verdade, com cenas sensacionais e um personagem principal atormentado (e muito bem interpretado por Song Kang-ho). Pena que passou rapidamente nos cinemas e não foi descoberto pelo grande público. O diretor? Park Chan-wook, o gênio por trás da trilogia da vingança (Sympathy for Mr. Vengeance, Oldboy, Lady Vengeance).



3. A Origem: Leonardo diCaprio tem sido perfeito na escolha dos filmes em que atua. E Cristopher Nolan, a cada projeto, entra no hall dos grandes diretores de cinema. História interessante e muito bem criada, além de belas cenas de ação (e tensão).

2. O Segredo dos Seus Olhos: um excelente (e raro) exemplar de filme em que tudo funciona: atuações, roteiro, fotografia, direção... o plano sequência do estádio já está no hall de cenas inesquecíveis do cinema mundial.

1. Toy Story 3: a Pixar confirma mais uma vez sua excelência em contar histórias emocionantes. Encerrou a série de forma espetacular. Sem dúvida, o melhor filme de 2010.


PS: por incrível que pareça, não assisti nem Tropa de Elite 2, nem A Rede Social (que provavelmente estariam aqui na lista)

3 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

A lista tem bons nomes, mas Toy Story não!! Por favor, tem muita coisa melhor que isso.
Claro, não deixe de ver os filmes que você mesmo admite ser um erro não ter visto.

Anônimo disse...

Acho que tropa 2 relamente poderia estar aí, muito devido a repercusão do filme. E tenho dúvidas se kick Ass é tão bom como lingugem cinematográfica quanto é divertido para os fãs de quadrinhos.

Paulo Bono disse...

Curti a lista também. Como sempre, trocaria algumas ordens. Preciso ver do o do Park Chan-wookMas esses 3 primeiros são foda.

grande abraço