quinta-feira, 26 de junho de 2008

Categoria: CINEMA - As dez maiores animações

Aproveitando o gancho do lançamento de Wall-E nos cinemas (que, pelo trailer e vídeos divulgados na net, tem tudo para entrar na lista abaixo), nesta sexta-feira, coloco aqui a lista dos TOP 10 de melhores filmes americanos de animação, divulgada semana passada pelo American Films Institute (AFI). O único que não vi foi Fantasia. Mas, dos que estão aí, creio que realmente são os melhores.

01. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Premiado com um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o filme deu início à tradição Disney de produção de longas-metragens animados, com narrativas dinâmicas e uma animação deslumbrante. Como o Brasil é um país bem criativo, na década de 80 foi lançado um filme incrível baseado em Branca de Neve. A obra-prima chama-se "As histórias que nossas babás não contavam". Que tem a mulata Adele Fátima como "Branca como a Neve" e o belo Costinha como o príncipe encantado. Os anões são umas figuras. Tem um que é homossexual e fica com ciúmes de Branca... Se tiverem oportunidade, aluguem!

02. Pinóquio (1940)

Pinóquio é considerado por muitos críticos o melhor filme de animação em 2D produzido pelos estúdios Disney. Baseado em conto de Carlo Collodi, ganhou dois Oscars: melhores trilha sonora e canção original (“When You Wish upon a Star”). O filme AI - Inteligência Artificial poderia ser considerado um filme baseado neste conto. Só que, ao invés de um boneco de madeira, o garoto que queria "amar" era um robô. Spielberg, inclusive, utiliza a canção original “When You Wish upon a Star” em um determinado momento.



03.Bambi (1942)


Adaptação do romance de Felix Salten, conta a história de um filhote de cervo. Lida com um tema difícil: a perda da mãe do protagonista, morta por caçadores. Algumas cenas dos animais na floresta foram feitas para Pinóquio, mas não usadas.





04. O Rei Leão (1994)


Estrondoso sucesso de bilheteria, tem como inspiração a peça teatral Hamlet, de William Shakespeare. Com trilha de canções de Elton John, o filme serviu como base de um bem sucedido musical da Broadway. As músicas são ótimas e grudam no ouvido como "In the Jungle".





05. Fantasia (1940)

O filme, considerado uma revolução na arte da animação, consiste de oito segmentos animados, acompanhados de música clássica de grandes mestres, como Bach, Tchaikovsky, Stravinsky, Beethoven, Schubert e Mussorgsky.





06. Toy Story (1995)

É considerado o primeiro longa-metragem da história totalmente feito por computação gráfica em 3D, embora a produção brasileira Cassiopéia o tenha precedido em alguns meses. Foi também o primeiro longa da Pixar (empresa pertencente a Steve Jobs, diretor da Apple Computers).





07. A Bela e a Fera (1991)

Embora a maior parte das seqüências tenham sido realizadas em animação convencional, apresenta uma cena feita por meio de computação gráfica, em 3D, marcando o início da transição entre as duas técnicas.





08. Shrek (2001)


Realizado pela Dreamworks e não com a chancela da Disney, como os demais títulos incluídos neste ranking, a história do ogro verde, além de satirizar os contos de fada, venceu o primeiro Oscar destinado a produções de animação.





09. Cinderella (1950)

Um dos mais populares filmes de Walt Disney, o filme foi lançado no Brasil com o título de A Gata Borralheira. Foi premiado nos festivais de Berlim e Veneza.







10. Procurando Nemo (2003)

Quinta animação da Pixar, é o maior sucesso de bilheteria do estúdio, além de ter vencido o Oscar de melhor animação.

Um comentário:

Rodrigo Carreiro disse...

Ainda bem que você colocou na lista desenhos antigos, porque eu odeio essas animações da Pixar. Pra mim, qualquer desenho antigo (clássicos da Disney ou outros) é melhor que qualquer animação em 3D.