quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dez filmes com temática rock

Voltamos com a temática rock! Marcus Vinícius gostou de fazer listas e me mandou mais essa. O cara tem rock no sangue! Confiram a lista:

1. Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand – 1978)

Clássico do gênero Sessão da Tarde. Hilária comédia em que quatro garotas e dois garotos fazem de tudo para assistir à primeira apresentação dos Beatles nos Estados Unidos, a realizar-se por meio de um famoso programa de televisão. A banda em si é mera coadjuvante, mas o retrato da Beatlemania é espetacular.

2. Bill & Ted – Uma aventura fantástica (Bill & Ted's Excellent Adventure – 1989)

Poderia ter sido um clássico da Sessão da Tarde. Comédia estrelada por Keany Reeves, ainda desconhecido na época. Na trama, Ted (Reeves) está prestes a ser reprovado na escola por causa da matéria de história. Caso isso ocorra, seu pai o enviará para uma escola militar no Alasca, o que comprometeria o futuro da banda de rock que possui com seu amigo Bill. Contudo, um misterioso homem do futuro aparece para entregar-lhes uma cabine de telefone que viaja no tempo. Banda de Rock, matéria de história, viagem no tempo, o resto você deduz.

3. A Fera do Rock (Great Balls of Fire! – 1989)

Jerry Lee Lewis, um dos grandes astros do Rock nos anos 1950, tem sua vida e carreira retratada neste filme, inclusive a polêmica relação com sua prima de 13. Denis Quaid impressiona no papel de protagonista.

4. The Doors – O mito de uma geração (The Doors – 1991)

O filme retrata a trajetória de Jim Morrison e sua banda The Doors. Dirigido por Oliver Stone, o filme impressiona pelo retrato da época e pela interpretação majestosa de Val Kilmer no papel principal.

5. Vida de Solteiro (Singles – 1992)

Comédia Romântica que desenvolve-se na cidade de Seatle, no auge do Grunge. As idas e vindas amorosas de um casal e seus amigos, que vive em um mini-complexo de apartamentos, comandam o enredo deste filme. Concluído em 1991, a Warner não sabia como promovê-lo, uma vez que a temática era extremamente regional. Contudo, com a eclosão do grunge no início de 1992, em setembro do mesmo ano o filme foi finalmente lançado. Aparições de Alice In Chains, e de integrantes do Pearl Jam como membros da fictícia banda Citizen Dick, liderada por Matt Dillon, enaltecem a homenagem ao grunge.

6. Os cinco rapazes de Liverpool (Backbeat – 1994)

Filme que conta a história do primeiro baixista da banda: Stuart Sutcliffe. A trama retrata, mais precisamente, o período em que a banda tocou em Hamburgo, Alemanha. Na ocasião, Sutcliffe enfrentou o dilema de continuar na banda ou investir em sua carreira de artista plástico, juntamente em permanecer com a namorada Astrid Kirchherr, a “primeira Yoko Ono” da banda. Em virtude de ser um filme não-oficial, as músicas dos Beatles não puderam ser utilizadas. Contudo, muitos covers do período em que a banda tocou em Hamburgo foram respeitados. A trilha sonora é espetacular, sem falso julgamento, talvez a melhor já feita para um filme.

7. Sexo, Rock e Confusão (Empire Records – 1995)

Comédia Teen dos anos 1990, ou seja, bem água com açúcar. Mas vale o registro por retratar uma época em que download de músicas pela internet não existia nem em sonho. Na trama, funcionários de uma tradicional loja de CDs descobrem que ela está prestes a falir. Para evitar que a loja seja comprada por uma rede, o grupo de mobiliza para salvá-la, em meio à superação de conflitos pessoais. As belezinhas Liv Tyler e Renée Zellweger, em início de carreira, roubam a cena.

8. Quase famosos (Almost Famous – 2000)

Ambientado nos anos 1970, o filme retrata a jornada de um garoto que trabalha para a revista Rolling Stone durante a cobertura da turnê da banda fictícia Stillwater. Poder-se-ia dizer que o filme é uma paródia autobiográfica do diretor Cameron Crowe, que, quando garoto, também trabalhou para a Rolling Stone e cobriu turnê de uma famosa banda, a enigmática Led Zeppelin.

9. A escola de Rock (The School of Rock – 2003)

Comédia água com açúcar estrelada por Jack Black. As referências ao rock denominam o filme, tornando a diversão ainda mais saborosa.

10. The Runaways (2010)

Ainda não estreou no Brasil, mas com certeza será um excelente filme para os amantes do Rock Ambientado nos anos 1970, o filme The Runaways conta a trajetória da banda homônima de punk rock composta só de mulheres. Kristen Stewart está impressionante como Joan Jett, uma das líderes da banda. A conferir.

4 comentários:

Pimenta disse...

Bruno...discordo mais uma vez!
Cadê "Detroit Rock City" e "24 hours party"?

[]s

Marcus Vinicius disse...

Repito: Difícil ser justo em uma lista de 10 filmes.

Detroit a Cidade do Rock (Detroit Rock City - 1999) e A Festa Nunca Termina (24 Hours Party People - 2002) são excelentes, mas ficaram de foram por causa dos gêneros (humor, drama, etc) variados adotados na lista. Ficaria muito maçante incluí-los, sendo que há filmes de mesma linha mais importantes (Febre de Juventude - banda em destaque; e Quase famosos - cenário de uma época).

Aproveitando, convém um adendo: Na lista focamos apenas no Rock e de forma cronológica. Deixamos de fora o gênero Blues, do qual o Rock provém. Filmes extraordinários como Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers - 1980) e A Encruzilhada (Crossroads - 1986) ficaram de fora, lamentávelmente.

Valeu pelo espaço Brunão. Seu blog é sensacional!

Rodrigo Carreiro disse...

Concordo com Pimenta. Aliás, vc foi bem indie nas suas escolhas eheheh
Tá faltando coisas mais pop, né?!

Anônimo disse...

pop o caralho porrraaaa isso é rock seu imbecil idiota filho da puta