domingo, 11 de julho de 2010

Os 10 Singles/Álbuns que influenciaram a história do Rock

Como não me senti capaz o suficiente para fazer uma lista para homenagear o rock (dia 13 de julho é o Dia Internacional do Rock), solicitei ao grande Marcus Vinícius (@markvinik), que entende do esquema, para criar esta lista. Assim como na catergoria musas, nós também temos uma menção honrosa. A ordem, nesse caso, é cronológica.

1. Elvis Presley – Single: That´s All Right Mama (1954) – Primeiro single gravado pelo Rei do Rock. Até hoje discute-se qual foi a primeira gravação de Rock n’ Roll da história. Com certeza não foi “That´s All Right Mama”, música que dá nome ao single, embora a revista Rolling Stone tenha afirmado em 2004 que sim. Contudo, o registro não só pode como deve, ser considerado o marco zero do Rock n´ Roll, uma vez que marcou o início de carreira de nada mais, nada menos, que Elvis Presley.

“That´s All Right Mama


2. The Beatles – Álbum: Please Please Me (1963) – Álbum de estréia da mais popular banda de Rock n’ Roll de todos os tempos: The Beatles. Com catorze músicas, incluindo quatro de singles lançados anteriormente, o álbum “Please Please Me” já apresentava toda a magnitude artística da dupla Lennon/McCartney, verdadeira essência do The Fab Four.

 “Love Me Do”


3. Led Zeppelin – Álbum: Led Zeppelin II (1969) – Segundo álbum de estúdio da banda britânica Led Zeppelin. Embora também seja referência nos subgêneros Heavy Metal e Progressivo, a banda é reverenciada como uma das precursoras do Hard Rock. A música que abre o álbum, “Whole Lotta Love”, serviu de influência para diversas bandas do gênero, que surgiram nas décadas seguintes.

“Whole Lotta Love”


4. Black Sabbath – Álbum: Paranoid (1970) – Segundo álbum da banda que é considerada a precursora do Heavy Metal, subgênero extremo do Rock. “Paranoid” firmou o papel da banda na história da música, tanto é que a maior prova dessa assertiva é o álbum figurar em boa parte das listas que elencam os melhores álbuns de todos os tempos. Times e Rolling Stones são apenas algumas das diversas publicações de respeito que corroboram o valor deste álbum.

“Paranoid”


5. The Clash – Álbum: London Calling (1979) – Uma das bandas mais significativas do Punk Rock, The Clash decidiu quebrar o paradigma ao incluir outras referências ao subgênero em seu terceiro álbum, “London Calling”. Resultado: O álbum é considerado um dos maiores de todos os tempos da história do Rock.

“London Calling”


6. AC/DC – Álbum: Back In Black (1980) – Tida como um das bandas mais influentes do subgênero Hard Rock, o AC/DC quase deixou de existir devido à morte de seu vocalista, Bom Scott, sufocado com o próprio vômito, após uma noitada em Londres. Brian Johnson assumiu o vocal e o resultado foi “Back In Black”, sétimo álbum da banda, o segundo mais vendido da história, com mais de 49 milhões de cópias – atrás somente de Michael Jackson, com “Thriller”.

“Back In Black”


7. U2 - Álbum: War (1983) – No terceiro álbum de estúdio, o U2 conseguiu dirimir a influência religiosa na sonoridade da banda, predominante nos dois primeiros álbuns. Com isso, o U2 encontrou seu caminho, firmando-se no Pop Rock, para conquistar o mundo. O tom politizado da banda também tornou-se proeminente com o álbum “War”, como é possível notar na música de abertura, “Sunday Bloody Sunday”.

“New Year’s Day”


8. Camisa de Vênus – Álbum: Viva (1986) – No auge do Rock Brasileiro, a banda Camisa de Vênus revolucionou o cenário musical da época com o disco “Viva”, o primeiro realmente gravado ao vivo do gênero, sem qualquer tipo de mixagem posterior. Letras ácidas, energia máxima dos integrantes da banda e platéia em delírio: “Viva” sintetiza o melhor do Rock Brasileiro dos anos 1980.

“Eu Não Matei Joana D'Arc”


9. Guns N’ Roses – Álbum: Appetite for Destruction (1987) – Nos anos 1980 a reputação do subgênero Hard Rock foi manchada com o surgimento do Glam Metal, subgênero do subgênero que era marcado pelas extravagâncias da década: cabelos armados, vestuário com cores berrantes e sonoridade debochante com letras estapafúrdias. Apesar do Guns N’ Roses ser representante nato do estilo que dominava a época, o álbum de estúdio que marcou a estréia da banda é um dos mais marcantes da década. Talvez o único relevante do Glam Metal.

“Sweet Child O’ Mine”


10. Nirvana – Álbum: Nevermind (1991) – No final da década de 1980, nos porões e garagens de Seattle, surgiu o último relevante movimento do Rock, avaliando tudo que foi feito até os dias atuais: o Grunge. Revolucionário na sonoridade, alternando momentos calmos com explosividade distorcida, a conquista do mainstream não demoraria muito. Na virada de 1991 para 1992, o segundo álbum do Nirvana despertou o mundo para o som sujo do Grunge, extirpando de vez os excessos da década passada. Infelizmente, o sucesso marcou o início do fim. Em 1994, com a morte de Kurt Cobain, a expressividade do movimento acabou, e desde então, passamos a viver na inexpressiva era do pós-grunge.

“Smells Like Teen Spirit”



MENÇÃO HONROSA


The Strokes – Álbum: Is This It (2001) – Os anos 2000 ficaram marcados pelo revival do passado do Rock. Uma das poucas exceções foi a banda The Strokes. Rock Alternativo de primeira, a banda trouxe oxigênio em um cenário fadado ao “mais do mesmo”. Uma pena que o vigor da banda não perdurou até o final da década – desde 2006 a banda está em recesso – mas em uma época isenta de inovações, menos com certeza é mais.

“Last Night”

8 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Excelente lista. Eu até mudaria algumas coisas, mas no geral eu aprovo.

Fernando Gomes disse...

Influência nacional de rock substituiria Camisa de Venus pelos Mutantes, talvez a banda nacional que melhor seguiu o espírito da invasão britânica da déc.60.

Para mim dois não poderiam faltar nessa lista, Stones, que revolucionaram o conceito de show de rock e o imortal Chuck Berry, que começou tudo.

Marcus Vinicius disse...

Impossível ser justo em uma lista de 10. Mas é preciso deixar claro alguns pontos:

1. Chuck Berry gravou o primeiro single em 1955 (Maybellene). O single de Elvis foi lançado em 1954.

2. Mutantes e Jovem Guarda foram importantes, com certeza, mas o movimento do Rock Nacional nos anos 1980 não seguiu tendência mundial. Foi o momento mais genuíno do Rock Nacional. E a banda Camisa de Vênus foi a que melhor sintetizou o período, ainda mais com a inovação do disco "Viva".

3. A revolução do conceito de "show de Rock" surgiu com o Festival de Woodstock.

4. Por fim, a lista teve como foco a influência que tais singles/álbuns tiveram na história do Rock, principalmente pela criação de SUBGÊNEROS.

Pimenta disse...

Strokes ?? Ok, sr. indústria cultural! hhehehe

Marcus Vinicius disse...

A lista é cronológica. Procuramos abordar todas as décadas. Logo, muita coisa boa ficou de fora por causa disso.

Quanto aos anos 2000, com certeza é a mais inexpressiva do Rock, tanto é que, de original - sem ser bandas/artistas de outras épocas lançando trabalhos novos - o The Strokes foi uma das poucas bandas que trouxe algo diferenciado. Portanto, merece sim estar na lista, mesmo que por menção honrosa.

Quanto à "indústria cultural", bem-vindo ao século XXI. Aliás, desde a década de 1990 a cultura contemporânea vendo sendo esgoelada pela indústria, infelizmente.

Anônimo disse...

A lista tá boa, mas colocaria o Nirvana antes do Guns'n Roses...

Tiago seger gonçalves disse...

Por favor alguem poderia me ajudar?????

não encontro na net então não sei se alguem consegue isso para eu.

seria um grande favor se tivesse a lista de todos mas TODOS desde das bandas do rio grande do sul e brasilia aonde surgia as melhores mas tambem teve em outros estados por favor eu suplico para vcs!

adoro legião urbana ouço ira engenheiros mas acabei descobrindo bandas que nunca tinha ouvido na minha vida como cascavaletes ou qquase isso biquini cavadão tenho 17 anos e não sou do tempo em que existia musica e os emos vão se fuder

por favor manda para eu???

tiagoseger@ig.com.br email

msn: tiagosegergoncalves@hotmail.com

orkut: tiago seger gonçalves.

waleu!!!!

Anônimo disse...

falto Ramones