sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dez Livros Indicados Para os Leitores

Como meu blog é colaborativo, convidei o jornalistas/poeta/compositor Sandro Caldas para elaborar uma lista com dez livros que ele recomendaria para o meu nobre leitor.

Com vocês, Sandro Caldas:

"Adoro listas. Por isso, quando Bruno me convidou para fazer esta, aceitei em menos de um segundo. Mas sempre surgi um problema: quais escolher; neste caso, quais livros? A listagem abaixo reflte a importância deles para mim em determinado momento de minha vida, não necessariamente os 10 melhores, porque há outros que deixei de fora e que mereciam estar aqui
também. O que fica sempre: ler é fundamental!

1- Crime e castigo - Fiodor Dostoievski
Liberdade x consciência. É o que Crime e Castigo deixou como reflexão. Podemos fazer o que quisermos, mas temos que arcar com as consequências disso e com a nossa própria consciência. Li aos 18 anos e me marcou profundamente.

2 - A cama na varanda - Regina Navarro Lins

Sempre admirei esta psicanalista e escritora. Quando li esta obra, minhas reflexões sobre os relacionamentos ganharam consistência. A cama na varanda discute temas como casamento, fidelidade, os mitos da masculinidade e feminilidade etc. Este livro é absolutamente fundamental para a humanidade!

3 - Personas sexuais - Camille Paglia
Sou fã total dessa intlectual americana, considerada uma das mais influentes de todos os tempos. Apenas não li um livro seu, porque ainda não saiu no Brasil. Personas sexuais é um estudo erudito sobre a diversidade sexual e faz um passeio do egito antigo até nossa era.

4 - História sexual da mpb - Rodrigo Faour
Música não poderia ficar de fora. E este livro mistura música e sexo, dois temos que me interessam muito! Rodrigo Faour fz um pesquisa monumental sobre a evolução da sexualidade na música brasileira. Livro saboroso, cheio de curiosidades e histórias maravilhosas.

5 - Chega de saudade - Ruy Castro
Ruy Castro é um dos escritores que mais gosto. Ele sempre escreve livros instigantes, deliciosos. Chega de saudade conta a história da Bossa Nova com o estilo sempre envolvente de Ruy. Quem quer saber mais sobre o estilo inventado por João Gilberto, tem que ler.
 
6 - Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Márquez

Gabo, como é chamado este escritor colombiano, construiu uma narrativa complexa sobre a família Buendía. Quem ler este livro pode se perder com tantos personagens, mas no final tudo faz sentido, tudo é muito bem amarrado. É o realismo fantástico em grande forma.

7 - Senhor dos anéis (trilogia) - JRR Tolkien
Adoro narrativas fantásticas, com monstros e magias. Sou apaixonado por esta trilogia. Tolkien criou um clássico. As aventuras de Frodo e seus amigos, com suas mais de 1000 páginas nunca cansa. Fabuloso.

8 - Mostre-me Deus - Fred Heeren
Talvez quem leia este livro ache desinteressante e faça a pergunta: é impossívle provar a existência ou não de Deus. Tem razão, é mesmo impossível. Mas refleti muito sobre Deus depois que li este livro do jornalista científico Fred Heeren. Na obra, encontramos entrevistas com os principais cientistas do mundo e histórias sobre gênios como Einstein.

9 - Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
Foi o primiro livro de Saramago que li. Me causou estranheza pela linguagem, mas quando você entende a forma, fica tranquilo. O livro é lindo e trata, entre outras coisas, da beleza humana que não enxergamos, que ignoramos, porque estamos preocupados demais em sermos fúteis.

10 - Orgulho e preconceito - Jane Austen
Jane Austen escreveu sobre mulhers muito a frente do seu tempo e com Orgulho e Preocnceito criou as bases para o que veio se chamar "Comédia Romântica". Mas o livro de Austen não é água com açucar. Fala de forma muito inteligente sobre a paixão, sobre tesão, mas sem escancarar, afinal o livro é de 1797.

Um comentário:

Pimenta disse...

Prezados....

Achei que faltaram ai 'A Sangue Frio' e 'Alta Fidelidade'.