terça-feira, 29 de julho de 2008

Categoria: FUTEBOL: Dez maiores jogadores que o mundo já viu

Nesta semana, o convidado a contribuir com uma lista Top 10 é Ricardo Leony. Torcedor (sofredor) fanático do Bahia, Leony possui o blog Mais um Baêa, no qual escreve sobre o Esporte Clube Bahia. A seguir, a lista de Ricardo com os dez maiores craques que o futebol já viu.


01. Pelé

Todo mundo diz que se Pelé jogasse hoje não seria o melhor de todos os tempos. Mas existe algum jogador no futebol de hoje que se diferencie como Pelé se diferenciou nos tempos dele? Claro que não. Pelé foi um marco para o futebol arte, para a técnica, para a versatilidade no futebol. Pelé não foi um simples jogador, foi um astro, um maestro, sem comentários para o Rei.




02. Garrincha

Os registros de Garrincha mostram que ele só não foi tão bom quanto Pelé porque não se cuidava. Era festeiro e vivia na farra com a bebida. O jogador era conhecido como mulherengo e não perdia tempo nas suas festas. Vida social de lado, o que Garrincha fez também virou história. Praticamente ganhou a Copa de 1962 sozinho com a contusão de Pelé. Garrincha entortava e desentortava com tanta falicidade que parecia palhaçada os lances que ele fazia dentro de campo.




03. Maradona

É inegável a importância de Maradona para o futebol mundial. Ele se destacou num time meeiro da Argentina em 1986 e praticamente conquistou a Copa do Mundo para o seu país. Maradona, dono de uma habilidade inconfundível, também tinha problemas extra-campo. Mas onde passou fez história. Apesar de não ter sido um artilheiro nato, Maradona está entre os melhores.




04. Zico

Só faltou a Zico ser campeão do mundo. Se fosse, certamente desbancaria Maradona do 3o posto. Zico era genial no toque de bola e nas cobranças de faltas. Ele mesmo dizia que ficava treinando horas cobranças até beirar a perfeição. E os treinamentos deram certo. Zico fez história no Flamengo e só não foi feliz com a seleção brasileira. Ele perdeu penalti em 1986 e o Brasil caiu diante da França na Copa.




05. Romário

Esse eu coloco na lista porque eu ví e reví jogar. Nunca ví um atacante ter tanta precisão e frieza dentro da área. Até o próprio Pelé falou que ele foi o melhor de todos os tempos dentro da área e faço das palavras do Rei as minhas. Romário era dono de extrema destreza para empurrar a bola pra dentro. Em 1994 foi o grande herói da seleção na conquista da Copa.




06. Johan Cruyf

O maestro do carrossel holandês. Cruyff foi o homem que coordenou uma das melhores seleções de todos os tempos, mais precisamente em 1974. Cruijff influenciou uma geração de talentosos jogadores da Holanda. Infelizmente não teve o prazer de levantar o título da Copa do Mundo em 1974.




07. Franz Beckenbauer

Era o defensor completo. Franz beckenbauer é o grande símbolo da força do futebol alemão. Ele foi o grande líder na conquista do Mundial de 1974.




08. Alfredo di Stefano

Fez história no Real Madrid. Foi um dos melhores jogadores de todos os tempos do maior clube do século XX, segundo a FIFA. Di stéfano era rápido, habilidoso e inteligente. O argentino só não se consagrou porque não foi campeão do mundo com a Seleção da Argentina.




09. Puskas

Puskas não perdia gol. De todos os registros que vemos deste jogador podemos afirmar isso com toda a certeza. Ele era matador e não foi campeão do mundo por falta de sorte. Puskas fez história e chamou a atenção do mundo em sua época.




10. Ronaldo

Se as contusões e também a vida extra-campo não atrapalhassem, com certeza o fenômeno estaria mais acima nessa lista. Ronaldo fez história no Barcelona e Inter de Milão. Fez gols inesquecíveis , foi campeão do mundo duas vezes 1994 e 2002, sendo que a última foi o grande astro do Brasil. Maior artilheiro da história das Copas do Mundo. Ronaldo certamente estaria acima dessa lista se não fosse sua vida fora de campo. O jogador para ser completo precisa se cuidar e Ronaldo não o fez. Mas que é um fenômeno é.

8 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

A lista tá boa. Bem coerente, pegando várias épocas... A ordem que pode ser diferente, mas o importante são os nomes.
Só tá faltando Dentinho
ahaahhahahaahahah

Anônimo disse...

Oi Brunhinho, a listá tá quase perfeita: Faltaram alguns atletas q jogaram no Corinthians (claro rssss) e tb em seleções: Aqui estão eles:

Luizinho Pequeno Poelegar (campeão Paulista de 1954) injustamente preterido na copa de 1958
Cláudio Christovan Pinho (Tb campeão Paulista de 1954, até hj maior artilheiro do Corinthians c/ 306 gols)
Roberto Rivellino (a Patada Atômica, Tricampeão em 1970)
Marcos Senna (naturalizado espanhol e campeão da Euro 2008)
E Carlitos Tevez, apesar de argentino foi considerado o melhor jogador do Brasileirão de 2005. Bjs, Patthy

Ricardo Leony disse...

faltou eu colocar ávine na lista

ahuauhauhahuauh

abração negão!

Savigne disse...

Achei a lista interessante. Mas tenho ressalvas.

1 - Zico foi na melhor das hipoteses um jogador do nivel do Roberto Dinamite. Na verdade, penso que Roberto foi até melhor. Só que foi muito injustiçado por ser de um clube menos popular. Penso que colocar Zico sem colocar Roberto acima... é se deixar levar pela força da midia.

2 - Penso que acima de Zico e de Roberto, existem jogadores como Dalglish, Messi.

3 - É de se pensar na possibilidade de incluir Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Eto, Petkovic, Nilton Santos.

Rodrigo Dias disse...

Lista boa, mas não dá pra fazer uma lista de 10, tem que ser no mínimo de 15... onde ficam Zidane, Ronaldinho Gaucho, Messi e Zizinho?!?!

paulo cezar disse...

Faltou dois.
dois dos melhores.
Neymar e Ganso
kkkkkkkkkkkkkk
ainda vão ser os melhores

Anônimo disse...

é bon não botar o ronaldinho aí pois , os lançes deixariam até pele de boca aberta!
R10! no barça o melhor de todos!

marcos disse...

eu acho que vc nao viu o mesmo ronaldo fenomeno que eu e o mundo viu vc ta de brincadeira.