quarta-feira, 9 de julho de 2008

Categoria: MISCELÂNEA - Dez músicas para se ouvir naqueles momentos íntimos (by Rodrigo Carreiro)

Uma vez por semana, vou convidar um amigo para fazer o top 10 pessoal. Hoje é dia de Rodrigo Carreiro, criador de um blog com críticas sobre a Bahia/Salvador e histórias tipicamente baianas chamado "Terra de Ninguém" (nome bem apropriado). Ele fez a lista de 10 "fuck songs". Ou seja, música para ouvir enquanto se está no rala e rola (como diria Faustão). Confiram.


01. Led zeppelin – Since I´ve Been Loving You

Essa música é de 1970 e é um blues rock de primeira. Como todo bom blues que se preze, essa canção tem belos solos e dura mais de 7 minutos, tempo suficiente para um bom esquente e começar com tudo.




02. Marvin gaye – Let´s Get It On

Talvez a única unanimidade quando o assunto é fuck songs ou músicas mais sexy de todos os tempos. Essa música tem um embalo único e serve para momentos românticos, mas também para qualquer situação amorosa. A canção é um soul primoroso. Foi lançado em 1973 pela lendária gravadora Motown. Depois de Gaye passar por um período de depressão (morte de sua amada Tammi Terell, a qual nunca foi para cama com ele), trocou os temas espirituais e sociais pela música sensual e desde lá ele é tido como rei para muitos casais. Só para polemizar eu não coloquei em primeiro lugar.




03. Massive attack – Angel

O Massive Attack é uma banda genuinamente sexy, apesar de muita gente achar o som muito sombrio (e é). Mas não quer dizer muita coisa. O som é uma mistura boa de jazz, batidas quebradas e guitarras distorcidas. Tem muita lista que elege "Inertia Creeps", mas eu ainda prefiro Angel, que tem mais nuances. Ela está em "A Passagem", na cena que o garoto atormentado vai a uma casa de stripper. Perfeita.




04. Rolling Stones – Tumbling Dice

Momento curtição. Aquela hora de se entregar de vez ao amor e apenas aproveitar o som da música para marcar o ritmo do momento. É do disco "Exile on Main Street" (1972) e, segundo Mick Jagger, é uma música sobre jogar e amar com riffs precisos do mestre Richards. Aliás, o Stones merece um top 10 fuck songs só para a banda.




05. White stripes – I Just Don´t Know What To Do With Myself

Aparentemente, essa música, lançada originalmente em 1962 por Tommy Hunt, não tem muito de sexy, mas bastou Jack White e Sofia Coppola para transformá-la completamente num hit "fuck song". O clipe da música mostra Kate Moss numa perfomance de striptease de tirar o fôlego. A música, é claro, é fruto da competência de White, que dá a ela uma cadência e suingue especiais.




06. Cake – Mexico

Essa é bem romântica e talvez sirva perfeitamente para a hora do pós-transa. Isso, claro, serve também par fazer uma média com a garota. É bem calminha e tenho certeza que nenhuma mulher vai reclamar. Foi lançada originalmente em 1998, no disco "Prolonging the magic".




07. Portishead – Glory Box

Segue a mesma linha de "Angel", do Massive Attack. É muito sexy, apesar do climão sombrio. Talvez o grande trunfo para essa música ter entrado na lista seja a voz inconfundivelmente lasciva de Beth Gibbons aliada á batida quebrada e ao ritmo sinuoso que contagia do início ao fim. É colocar a música que a mulher/homem ta ganha(o).




08. U2 – Numb

Numb é um excelente exemplar de música fuck song para os momentos mais calmos da relação. Ela foi lançada em 93 no álbum Zooropa e é sussurrada (e não cantada) por The Edge (e não Bono). É bom porque não é tão conhecida e você não corre o risco de esquecer o está fazendo para cantarolar.




09. Radiohead – Paranoid Android

Pode parecer estranho, mas essa música tem uma boa variação de cadência que pode servir perfeitamente para diversos momentos na cama. Começa mais devagar, depois sobe vertiginosamente e volta novamente à calmaria. Lançada em 2001 no álbum clássico "Ok Computer", tem uma letra que não é muito adequada para a ocasião, mas puxa ritmos interessantes ao longo dos seus mais de 5 minutos.




10. Moby – Signs of Love

Essa vale mais para um momento transcendental, mas também pode servir para as preliminares. A levada é boa e muitas vezes lembra Madonna, mas sem soar igual. Lançada originalmente no álbum "18" (2001), mostra um Moby mais intimista. Manda bala no esquente.

5 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Que lista boa, hein!? Ahahaha Faltou algumas coisas que depois eu me lembrei, mas deixa queto tá legal assim mesmo.

Rodrigo Carreiro disse...

Ah, vale a pena ver o clipe do White Stripes. Tesão puro!!

Larissa Santiago disse...

wowowo
ermmm, qual ouvirei primeiroo?
~~

Ricardo Leony disse...

eeeeeee só podia ter sido enviada pelo garotinho Loverboy ahahahauhauhuh

massa a lista!!

vou fazer a lista dos meus 10 mais pra vc man!! abração!

Anônimo disse...

Grande lista. Gostei, mas senti falta de música brasileira. Muitas servem para o momento!
Abraços a todos!