segunda-feira, 21 de julho de 2008

Categoria: TELEVISÃO: Dez novelas inesquecíveis

As novelas sempre fizeram sucesso. Porém, de uns anos para cá, parece que a coisa piorou. Tramas e personagens repetitivos são a tônica das novelas atuais. Mas em meados dos anos 80 e início dos 90, a Globo fez novelas maravilhosas. E eu as acompanhei. Por isso, listo aqui dez novelas inesquecíveis da Globo. Novelas do tempo em que no final de cada dia, apareciam as "cenas do próximo capítulo" e que no finalzão mesmo, os atores se reuniam e faziam uma festa despidos dos seus personagens. Divirtam-se e relembrem grandes momentos da televisão brasileira. E não esqueçam de comentar.

01. Roque Santeiro ("Novela das 8")

Exibição: 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986

Acho que é unânime: Roque Santeiro é a melhor novela produzida no Brasil. Dias Gomes era um grande autor, que nos deixou cedo, em um acidente de carro. A dupla Lima Duarte e

Regina Duarte fazia sucesso como Sinhozinho Malta e Viúva Porcina. A trilha sonora foi um enorme sucesso na época com músicas de Roupa Nova, Sá e Guarabira, dentre outros.

Existia até uma versão popular da música "Roque Santeiro", que dizia: "Dizem que Roque Santeiro, pegou a Viúva Porcina, botou de pernas pra cima e comeu..." (acho que era mais ou menos isso).

E o lobisomem? Aposto que todo mundo tinha medo quando Zé Ramalho cantava "Mistérios da meia-noite/ Que voam longe/ Que você nunca/ Nao sabe nunca/ Se vão se ficam/ Quem vai quem foi". A novela atingiu picos de 100 pontos no Ibope, mas, na média, teve 74 pontos. Para você ter uma idéia, a novela das oito atual está com 30 pontos, em média, no Ibope.

Inúmeros foram os destaques do elenco, graças a personagens inesquecíveis: o Sinhozinho Malta de Lima Duarte; o casal Florindo Abelha e dona Pombinha de Ary Fontoura e Eloísa Mafalda; o padre Hipólito de Paulo Gracindo; Zé das Medalhas e sua reprimida esposa Lulu, Armando Bogus e Cássia Kiss; o hilário "guia turístico" Toninho Jiló de João Carlos Barroso, em seu melhor papel na TV; o professor Astromar de Ruy Rezende, (o lobisomem); o cego Jeremias de Arnaud Rodrigues; o engraçado Beato Salu de Nelson Dantas; as provocadoras "meninas da boate" de Cláudia Raia, Isis de Oliveira, Yoná Magalhães e Nélia Paula; a confusa equipe de cinema, entre outros. (Wikipedia)

Relembre:




02. Top Model ("Novela das 7")

Exibição: 18 de setembro de 1989 a 5 de maio de 1990 em 197 capítulos

Acho que todo mundo gostou essa novela. Tinha Nuno Leal Maia no eterno papel de quarentão gente boa (com a mesma cara de hoje) como pai de cinco filhos. Malu Mader estava no auge da sua beleza, a trilha sonora era excelente com sucessos como Oceano, com Djavan, Hey Jude, com Kiko Zambianchi, À Francesa, com Marina Lima, Stay, com Oingo Boingo, Wish You Were Here, com Bee Gees, além do clássico Stairway To Heaven com Led Zeppelin, dentre outros. Essa novela é realmente inesquecível.

Relembre:




03. Vamp ("Novela das 7")

Exibição: 15 de julho de 1991 a 8 de fevereiro de 1992

Novela brasileira falando sobre vampiros? Tinha tudo para dar errado, não? Mas não deu. Vamp foi um enorme sucesso. E com razão. Bom, claro que estou falando com os olhos de quem a assistiu com 13 anos. Mas tudo era bom. Quem, naquela época, não gostaria de morar em Armação dos Anjos, local onde a novela era passada? Mais uma vez, Nuno Leal Maia participa de um sucesso. Ele era o padre Garotão, na verdade um bandido que se vestiu de padre para fugir da polícia. Quem não se lembra de Matosão, o vampiro de um dente só?

Com personagens marcantes e, mais uma vez, a trilha sonora empolgante, Vamp é uma novela inesquecível.

Relembre:




04. Que Rei sou Eu? ("Novela das 7")

Exibição: 13 de Fevereiro a 16 de Setembro de 1989

Grandes atores participaram dessa novela como Edson Celulari, Jorge Dória, Giulia Gam, Claudia Abreu, Daniel Filho, Marieta Severo, John Herbert e Stênio Garcia, dentre outros. A novela se passava no fictício reino de Avilan, na Europa. Também teve um álbum de figurinhas.

Uma das personagens marcantes foi Ravengar, uma figura misteriosa e amedrontadora interpretada por Antônio Abujamra. Diversos casos vistos na novela era um reflexo da situação brasileira da época:

- A morte do rei Petrus II representou a morte de Tancredo Neves, primeiro presidente civil brasileiro após o fim da ditadura militar. A rainha Valentine representou o governo José Sarney, que implementou entre outras medidas, o plano Cruzado, um pacote econômico que incluía um congelamento de preços e uma mudança na moeda no país. Em Avilan, a nova moeda se chamou "Duca", que seria o equivalente ao Cruzado. (fonte: Wikipedia)

- A guilhotina de Avilan, importada da Alemanha e que nunca funcionava, sempre parando com sua lâmina na metade do caminho era uma crítica à usina nuclear Angra I, construída com tecnlogia alemã, e que apresentava na época diversos problemas. (fonte: Wikipedia)

Relembre:




05. O Dono do Mundo ("Novela das 8")

Exibição: 20 de maio de 1991 a 4 de janeiro de 1992

Novela emblemática. O médico sem escrúpulos vivido por Antônio Fagundes é um dos melhores personagens da dramaturgia brasileira. Ao conhecer a futura esposa de um funcionário, vivida por Malu Mader, e saber que ela é virgem, o sacana aposta uma garrafa de chamapanhe com um amigo dizendo que iria para a cama com ela antes do noivo. Bom, essa novela se passou em 1991, época em que era mais fácil encontrar uma mulher graduada virgem. O cara ganha a aposta, claro. Ele foi o primeiro "Ferraço" das novelas brasileiras. Já que no decorrer da trama, fica bonzinho. Porém, no último capítulo, vemos que ele continua o velho Felipe de sempre...

Um dos destaques foi a música de Cazuza Codinome Beija-Flor, que embalava os personagens de Ângelo Antônio e Letícia Sabatella. O elenco era recheado de astros como Fernanda Motenegro, Nathália Timberg, Stênio Garcia, Paulo Goulart, Hugo Carvana, Maria Padilha, Daniel Dantas e Clúadio Correia e Castro, dentre outros. A abertura foi uma das mais interessantes. Era uma cena famosa do filme "O Grande Ditador", de Chaplin, com a música "Querida", de Tom Jobim.

Relembre:




06. A Gata Comeu ("Novela das 6")

Exibição: 15 de abril a 19 de outubro de 1985

Muitos anos antes de Lost, a televisão brasileira já exibia uma novela sobre um grupo dado como morto, mas que estava em uma ilha deserta. Mas eles não estavam em um avião, e sim em uma lancha, que quebra. Esse foi o mote de A Gata Comeu, outro sucesso, mas desta vez, das 18 horas. A personagem principal era Jó, vivida por Cristiane Torloni. Ela foi noiva várias vezes, mas nunca chegava a casar. Na ilha, ela conhece Fábio Coutinho, um viúvo pai de dois filhos e, depois de várias brigas, se apaixonam. E quem o interpreta? Nuno Leal Maia. Terceira novela da lista com participação desse ator.

Outros atores que participaram da trama: Bia Seidl, José Mayer, Mauro Mendonça, Deborah Evelyn, Mayara Magri e Laerte Morrone.

Relembre:




07. Tieta ("Novela das 8")

Exibição: 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990

Baseado no livro "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, foi um enorme sucesso na época. Na abertura, a música-tema era cantada por Luiz Caldas, estrela recém-descoberta no Brasil, e a modelo que fica quase nua é Isadora Ribeiro. Gírias como quenga (prostituta), teúda e manteúda (amante), entupigaitado (confuso), proxeneta (cafetão), gaiteira (mulher assanhada) e nos trinques (em ordem, numa boa) ficaram na boca do povo.

Os personagens eram maravilhosos. Tinha a viúva Perpétua e o segredo de sua caixa, as engraçadíssimas beatas Cinira e Amorzinho, as rolinhas do coronel Artur da Tapitanga e os Cavaleiros do Apocalipse (formado por Timóteo - o galã que se sente frustrado por não ser mais solteiro, já que é casado com Elisa; Amintas, dono de uma casa de materiais de construção; Ascânio, que retorna à cidade desejando promover o progresso; e Osnar, ex-amante de Tieta e o mais conquistador do grupo - Wikipedia).

Outra reunião de grandes atores: Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Farias, Lídia Brondi, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Ary Fontoura, Tássia Camargo, Paulo Betti, Lília Cabral, Rosane Gofman, Cláudio Corrêa e Castro e muitos outros.

Relembre:




08. Vale Tudo ("Novela das 8")

Exibição: 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989

Quem matou Odete Roitman? Essa foi a pergunta que durou meses para ser respondida e que, praticamente, era o assunto mais discutido no Brasil. A personagem que ninguém gostava, interpretada brilhantemente por Beatriz Segall, foi apenas um dos destaques. Maria de Fátima (Glória Pires) era uma mulher que fazia de tudo para subir na vida. Sua mãe, Raquel Acioli, lutava para subir, inclusive vendendo sanduíche na praia. Essa era a trama principal, como mãe e filha buscavam o mesmo objetivo, mas de maneira diferente.

A novela, emblemática para o país, teve personagens inesquecíveis como Heleninha Roitman (Renata Sorrah) que vivia bêbada, o casal queridinho Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Solange (Lídia Brondi) e o inescrupuloso Marco Aurélio Cantanhede (Reginaldo Farias), que foge do Brasil e dá uma "banana" para o país. A trilha sonora também era um sucesso com músicas de Maria Bethânia ("Tá Combinado"), Gonzaguinha ("É"), Caetano Veloso ("Isto aqui o que é") e Gal Costa ("Brasil"), dentre
outros.

Foi o segundo maior sucesso da teledramaturgia brasileira, com média geral de 68 pontos no horário. O último capítulo teve média geral de 86 pontos e picos de 94. Só perde para Roque Santeiro, que marcou em sua 1ª exibição inacreditáveis 100 pontos de audiência em seu último capítulo e 74 pontos, em sua média geral de audiência.

Relembre:




09. Mulheres de Areia ("novela das 6")

Exibição: 1 de fevereiro a 25 de setembro de 1993

"A Rutinha é boa, a Raquel é má". Quem não se lembra dessa frase fartamente dita por Tonho da Lua (Marcos Frota)? Esse remake de 1993 foi um enorme sucesso no horário das 18 horas. Glória Pires, mais uma vez, arrebentou como as irmãs Ruth e Raquel. Guilherme Fontes, antes de roubar o dinheiro público para fazer um filme que nunca foi finalizado, era o mocinho da trama.

Outros atores que participaram: Raul Cortez, Suzana Vieira, Laura Cardoso, Sebastião Vasconcelos, Vivianne Pasmanter, Humberto Martins, Nicette Bruno, Andréa Beltrão, Carlos Zara, Daniel Dantas e Isadora Ribeiro.

Mulheres de Areia fez tanto sucesso na Rússia, que o governo chegou a exibir o último capítulo num dia de eleições, para evitar que as pessoas viajassem, já que era feriado, e se abstivessem das votações. (Wikipedia)

Relembre:




10. Rainha da Sucata ("novela das 8")

Exibição: 2 de abril a 29 de outubro de 1990

A lambada fazia sucesso nas pistas de dança e, na tv, a Rainha da Sucata era o destaque. Todo mundo parava para assistir a vida da sucateira Maria do Carmo (Regina Duarte), que continuou a profissão do pai e subiu na vida, se tornando a Rainha da Sucata. Personagens como Dona Armênia (Aracy Balabanian "Vou colocar o prédio "na chon"!) e seus três filhos eram garantia de riso para o público.

Outra novela com um elenco estelar: Antônio Fagundes, Daniel Filho, Glória Menezes, Raul Cortez, Tony Ramos, Cláudia Raia, Renata Sorrah, Marcello Novaes, Andréa Beltrão, Cláudia Ohana e outros.

Rainha da Sucata, pegou carona na onda da Lambada, ritmo musical que fervia na época, a começar pelo tema de abertura de Sidney Magal, com Me Chama Que Eu Vou. Na época foi lançada uma trilha sonora complementar, Lambateria Sucata, com os hits de dança que tocavam na casa de shows de Maria do Carmo, dentre eles Preta, com Beto Barbosa e Ouro Puro, com Elba Ramalho. (Wikipedia)

O triângulo amoroso formado pelo gago Caio, personagem de Antônio Fagundes, a bailarina da coxa grossa Adriana, personagem de Cláudia Raia e a ninfomaníaca Nicinha, personagem de Marisa Orth, conquistou a simpatia do público. Tanto que nos últimos capítulos da trama, Caio e Adriana, ficavam perdidos em uma ilha deserta, com direito à cenas impagáveis do casal. (Wikipedia)

Até hoje, existe a lenda de que Rainha da Sucata sofreu concorrência direta com a novela da extinta Rede Manchete, Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Na verdade, Pantanal fez imenso sucesso e representou uma revolução para o mundo da telenovela, porém as duas novelas não concorriam diretamente. Quando Pantanal entrava no ar, todos os dias, Rainha da Sucata já havia encerrado seu capítulo. A novela da Rede Manchete era programada para as 21h30, enquanto que, naquela época, a novela das oito começava por volta das 20h30 e os capítulos tinham em média uma hora, menos que atualmente. (Wikipedia)

Relembre:

3 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Dessas ai eu destaco Mulheres de Areia. Aliás, eu estou preparando um top 10 novelas/seriados somente passados na Bahia. Tá ficando bom ehehhe

Unknown disse...

Esta lista está realmente recheada de sucessos maravilhosos,que por conscidência foram sucessos de mesmos autores.Na verdade que é bom faz sempre bom.Agora destaco João Emanuel Carneiro como um dos melhores,pois depois de muitos anos um autor conseguiu me prender na frente da televisão novamente.

Anônimo disse...

Pôxa, amiguinho, a melhor novela das últimas décadas foi Pantanal, sem dúvida. Agora se o padrão for somente os pontos de ibope de todo o gado que só assite a globo ai suas novelas massificantes quase sempre estarão na frente.